Visitas no Blog do Bombeiro Sao Lourenço

terça-feira, 3 de maio de 2011

História Do Corpo de Bombeiros e Sao Lourenço MG

A história dos bombeiros em São Lourenço se confunde com a vida do ex-vereador José Hortêncio Vieira, considerado um visionário à época da instalação da instituição na cidade. Com um trabalho voltado para a área de segurança e fundador do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Vieira como é mais conhecido desde o ano de 1990 lutou para a vinda dos bombeiros. Ainda não havia nem batalhão dos bombeiros em Varginha e São Lourenço dava seus primeiros passos em direção à instalação de uma unidade aqui. E foi uma luta cercada de dificuldades e principalmente falta de verba para a construção da sede.
Juntaram-se ao então vereador Vieira, Terezinha Gomes, Jair Pereira de Carvalho e Pastor José Hirtes. Os quatro se organizam e lançam campanhas que sempre contaram com a colaboração da população. O resultado foi a construção de um moderno quartel voltado para abrigar os bombeiros, ao lado do mercado municipal, considerado área nobre e central, garantindo às futuras viaturas, rápida intervenção em caso de sinistro. Quando da instalação da unidade dos bombeiros em São Lourenço, CDL, Associação Comercial e Sindicato de Hotéis se cotizaram e doaram um veículo Uno. A prefeitura doou um caminhão para ser o Auto Bomba Tanque. 
Mas, nem tudo foi tranquilidade. Apesar das instalações prontas, faltava o ato do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros para instalar a corporação em São Lourenço. E a falta de verba dos Bombeiros à época quando não havia taxa de incêndio impedia o investimento na cidade de São Lourenço.
Até que em 2009, um incêndio ocorre na cobertura de um prédio no alto da Federal, lançando uma coluna de fumaça negra vista por toda a cidade. Foi o estopim para que as autoridades dessem conta da necessidade dos bombeiros na cidade. Por conta da amizade do então Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel James Ferreira, um ofício do Prefeito da época Clóvis Nega Véia chegou às mãos do Governador Aécio Neves. Sensibilizado com a luta do povo de São Lourenço, o governador determina ao Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Marcelino, a abertura da unidade dos bombeiros na cidade. Em 15 dias, um oficial do Corpo de Bombeiros com sede em Varginha, veio a São Lourenço começar o levantamento para a instalação de um pelotão na cidade.
Por determinação do Comandante da Companhia Independente dos Bombeiros em Varginha, na época Major Aurélio (hoje Coronel BM), é instalado um efetivo precursor na cidade comandado pelo Sargento Batista. Logo mostra a utilidade dos bombeiros na cidade quando acontece um soterramento em uma obra no SAAE, onde um operário morreu e outro só está vivo por conta do salvamento dos bombeiros.
Em 28 de maio de 2004, instala-se o pelotão dos bombeiros em São Lourenço, tendo como primeiro comandante o 1º Sargento Hélio dos Reis Faria Morato. Um dia de festa para a cidade que passa a conhecer o trabalho de uma instituição considerada pela maioria da população brasileira como anjos da guarda. Foram inúmeras intervenções dos bombeiros nas mais diversas situações que envolvem risco iminente de morte. A cidade passa a conviver com a sirene conhecida por Dó-Fá, pelas suas notas inconfundíveis, que significam resgate de vítima em risco de morte. O 3º pelotão dos Bombeiros depois do Sargento Morato teve ainda como comandantes os seguintes bombeiros: Sargento Mota, Tenente Cosenday, Tenente Mauro e atualmente encontra-se à frente do pelotão o Tenente Richelmy Murta.
O leitor se lembra daquela situação de quando a pessoa morria afogada nas águas do rio Verde? Onde os bombeiros que vinham de Três Corações demoravam três, quatro dias para localizar o corpo... A situação de extremo trauma para a família da vítima não acontece mais desde a instalação dos bombeiros em São Lourenço
Os atendimentos prestados pelos bombeiros às vítimas de acidentes diminuíram possíveis seqüelas aumentando a expectativa de sobrevida aos mesmos. Hoje, tudo que é feito por uma equipe de resgate dos bombeiros em Belo Horizonte é feito em São Lourenço. Todos os equipamentos existentes na capital mineira existem no pelotão em São Lourenço: URs (Unidades de resgate), dois caminhões ABT (Auto Bomba Tanque), desencarcerador (utilizado em retirada de vítimas presas às ferragens), DEA (desfibrilador externo automático) de última geração e usado em vítimas de paradas cardiorrespiratórias, tracionador de fêmur e mantas térmicas (daquelas prateadas muito vista pela televisão em acidentes na Europa e Estados Unidos). Tem até mesmo o líquido A3F (quando misturado à água produz espuma), utilizado em acidentes envolvendo aeronaves.
Mas claro, nada disso significaria se não tivesse uma equipe muito bem treinada e pronta para rápida intervenção em quaisquer situações que envolvam risco iminente de vida. Há seis anos salvando vidas em São Lourenço e na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!